Aromaterapia para mulheres
- Tamara Rangel
- 20 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2023
A abordagem da aromaterapia integrativa para a saúde das mulheres está relacionada com as plantas que possuem “mensageiros químicos”, conhecidos como fitohormônios, que podem ser acessados através de seus óleos essenciais, medicamentos fitoterápicos e até mesmo da infusão de partes do vegetal.
Alguns desses fitohormônio, que percorrem seiva da planta pra sua reprodução e desenvolvimento, apresentam estrutura molecular semelhante aos hormônios da mulher - principalmente estrógeno - são conhecidos na aromaterapia como "hormon-like" ou "strogen-like". Os óleos essenciais com essas classificações podem contribuir no balanço hormonal e equilíbrio emocional da mulher durante todas as fases da vida: período fértil, TPM, climatério e menopausa.
Além disso, esses óleos essenciais são geralmente extraídos das flores de plantas sagradas, utilizadas pelas mulheres ancestrais em seus rituais de curas e terapias energéticas. Por isso, a Aromaterapia para mulheres reúne saberes de povos tradicionais, reunidos a milênios pelas guardiãs das plantas.
Conheça a seguir alguns exemplos de óleos essenciais fitohormonais:
- Salvia (Salvia sclarea)
AROMACOLOGIA: Seu aroma floral, quente e lenhoso cria ambiente aconchegante. Desperta autoconfiança e auto amor.
FARMACOLOGIA: Tônico uterino; Emenagogo (estimula o fluxo menstrual); Fertilidade e libido; Alívio da TPM; Estimulante do parto; Ativa a circulação; Alívio de picos de pressão na menopausa.
- Gerânio (Pelargonio graveolens)
AROMACOLOGIA: Aroma floral, sutil e levemente doce, que aporta estabilidade emocional e conforto.
FARMACOLOGIA: Alívio da TPM; Relaxante físico e mental; Ansiolítico e antidepressivo; Balanceador hormonal no climatério e menopausa; Reduz inchaços; Ameniza impulsividade, compulsão e irritação.
- Anis estrelado (Ilicum verum)
AROMACOLOGIA: Condimentar e doce, considerado O.E. do amor incondicional. Favorece mudanças e aceitação.
FARMACOLOGIA: Calmante mental e ansiolítico; Ameniza insônia; Auxilia na depressão pós-parto; Galactagogo (estimula produção de leite materno); Ameniza cólicas e inchaços; Regulador do ciclo menstrual; Estimula a libido.
- Erva doce (Foeniculum vulgare)
AROMACOLOGIA: Aroma herbal adocicado estabiliza as emoções, aporta perseverança e confiança.
FARMACOLOGIA: Equilíbrio do fluxo menstrual; Reduz inchaços e gases; Digestivo; Alívio de cólicas; Regulador e repositor do estrogênio no climatério e menopausa.

תגובות