top of page

Sankalpa - a intenção na prática do yoga


A palavra sânscrita SANKALPA representa uma resolução pessoal, intenção, construção mental ou propósito. A técnica consiste basicamente em afirmar e visualizar, no presente, uma realidade que se busca, numa espécie de mantra que deve ser recitado nos seus momentos diários de meditação e reflexão pessoal.


A afirmação do Sankalpa deve estar afinada a um desejo seu genuíno de transformação, te aproximando da tua verdade, e por isso deve representar uma mudança real de Ser e não de Ter, uma vez que expressa uma vontade do coração e não da mente, da razão ou do ego.


COMO ENCONTRAR SANKALPA?

Deve sempre formulado em oposição àquilo que considera um impedimento à realização do seu Ser autêntico. Por isso, é importante dedicar um tempo para uma autoanálise sincera. Se existe em você algum tipo de desconforto relacionado a seus hábitos, condutas, padrões de ação e pensamento, que estejam desconectados do seu propósito maior, crie uma afirmação que modifica essas crenças.


Pode ser uma frase curta e simples, sempre de forma afirmativa, positiva e conjugada no presente, que será repetida algumas vezes com um sentimento de entusiasmo. Você pode ter um ou mais Sankalpa por diferentes dias ou fases da vida, o mais importante é que essa afirmação esteja conectada com seu propósito interior. Ela pode ser entoada em silêncio, mentalmente durante as aulas de yoga, ou em voz alta nos momentos pessoais. Como preferir.


Exemplos de Sankalpa:


- Sou consistente e determinado nos meus objetivos;

- Minha mente é serena, estável e tranquila;

- Respeito meus limites com paciência;

- Estou consciente do momento presente;

- Sou a minha prioridade e sei cuidar de mim.


A força do Sankalpa é influenciada pelo seu estado mental, por isso de nada vale repeti-lo sem se identificar com a intenção. É no subconsciente onde estão armazenadas nossas crenças, valores, modos de ser e de agir, e o Sankalpa é uma forma de reprogramá-lo, para que possamos romper com padrões de pensamento nocivos ao nosso próprio coração. No Yoga Sutras de Patañjali podemos entender Sankalpa como sendo pratipaksha bhavana, no capítulo II- sutra 33, convidando o praticante para uma reflexão e uma escolha mais consciente dos seus pensamentos, atitudes e ações.

Conheça também o Sankalpa Mudra, um gesto que podemos fazer com as mãos no momento que desejamos nos conectar com nossa intenção com mais firmeza. Os mudras no yoga consistem em gestos das mãos, mas também pode indicar posições dos olhos, do corpo e técnicas de respiração, para obter benefícios físicos, mentais e espirituais. Leve seu Sankalpa para seu dia-a-dia em busca de bem-estar, tornando sua prática de yoga e de meditação mais intencional. Namastê!


 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

aroMar terapias e alquimias naturais

CNPJ 44.402.818/0001-06

Endereço: Av. Taquary, SN, Praia de Guaibim,
CEP 45400-000, Valença/BA, Brasil.
Contato (e-mail): aromar.terapias@gmail.com

Quer receber todas as dicas e novidades da aroMar?

© 2020 por aroMar Terapias e Alquimias Naturais. Criado com Wix.com

bottom of page