top of page

Porque fazer sabonetes naturais

  • Foto do escritor: Tamara Rangel
    Tamara Rangel
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de ago.


ree

A saboaria é uma prática ancestral que atravessa a história das sociedades, presente nas mais variadas culturas ao longo do tempo, até que o processo de industrialização contribuiu para que o sabão se tornasse um item indispensável para a higiene das populações. Sabonete facial, sabonete em barra ou líquido, sabão de lavar roupas ou detergente. Todos tem uma mesma origem: a mistura de uma gordura com uma base alcalina que resulta em um produto espumoso que limpa as sujidades. Contudo, a indústria recriou uma composição que era simples adicionando dezenas de aditivos, conservantes, derivados de petróleo, fragrâncias artificiais, corantes sintéticos, entre outros.


Além de baratear e aumentar o tempo de prateleira, o sabonete industrializado convencional carrega as sobras de outras industrias, como o reaproveitamento da gordura animal. Sim, a maioria dos sabonetes para higiene disponíveis no mercado é feita com “sebo bovino”, você pode identificá-la no rótulo como: tallow, sodium tallowate, seboato de sódio; ou seu derivado mais comum, o ácido esteárico (Stearic Acid).


O sinal de alerta é que diversos conservantes sintéticos e derivados de petróleo encontrados nos sabonetes convencionais, além de serem poluentes ao meio ambiente, também apresentam riscos à saúde. As dermatites e outros processos alergênicos podem ser causados por substâncias como lilial, benzoato de benzila, hidantoína e BHT, que também tem sido apontadas como potencialmente carcinogênicos e disruptores endócrinos, de acordo com a Environmental Working Group (EWG), a Environmental Defence Canada e a Internacional Agency for Research on Cancer (IARC), em pesquisas divulgadas pela eCycle.


Se você chegou até este post, é por que certamente busca alternativas aos cosméticos sintéticos e suas formulações quase que “secretas”, que deixam nossa saúde vulnerável a substâncias desconhecidas.

Fazer o próprio sabão é uma forma de se assegurar da composição, origem e propriedade de cada ingrediente. Além disso, pode ser mais econômico se em um dia você produzir uma barra que lhe rende 10 sabonetes que duram meses, ou até mesmo resultar em renda extra. A prática da saboaria natural resgata os saberes antigos e a simplicidade na produção do sabão, contribuindo para construir uma

nova economia e cultivar hábitos de cuidados mais saudáveis e terapêuticos.


O meu manual SABONETEAR pode te guiar nesse caminho e te proporcionar mais autonomia no

seu autocuidado e da sua família. Nele você vai conhecer a função de ingredientes básicos e mais próximos de como são encontrados na natureza, como óleos e manteigas vegetais, extratos, óleos essenciais, argilas, ervas, entre outros ativos naturais. E, assim, vai aprender criar suas próprias receitas, de maneira simples e segura. e o conteúdo. Clique aqui para mais detalhes sobre como adquirir seu e-book.


Com afeto, Tamara.




Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

aroMar terapias e alquimias naturais

CNPJ 44.402.818/0001-06

Endereço: Av. Taquary, SN, Praia de Guaibim,
CEP 45400-000, Valença/BA, Brasil.
Contato (e-mail): aromar.terapias@gmail.com

Quer receber todas as dicas e novidades da aroMar?

© 2020 por aroMar Terapias e Alquimias Naturais. Criado com Wix.com

bottom of page