top of page

Autocuidado além do skincare

  • Foto do escritor: Tamara Rangel
    Tamara Rangel
  • 10 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

O termo "autocuidado" vem sendo bastante abordado e procurado nos últimos tempos, e muitas vezes ele aparece ligado aos cuidados com a pele, o skincare. É sobre tirar aquele tempo pra você, fazer aquela máscara especial pra cuidar do rosto ou de construir uma rotina diária voltada para os cuidados pessoais, que muitas vezes ficam de lado na correria do dia-a-dia...


Mas hoje eu quero trazer um olhar diferente sobre o autocuidado, diria que até mais importante, pelo menos pra mim! Costumo dizer que, antes de mais nada, o autocuidado deve vir de dentro pra fora, ou seja, cuidar do nosso jardim interno para nos sentirmos bem ao cuidar também da nossa aparência, tornando assim um cultivo mútuo: de dentro pra fora e de fora pra dentro. Isso quer dizer que, na minha concepção, não é suficiente somente uma mascara facial para elevar a autoestima ou relaxar. É preciso cuidar no íntimo, seja aprender a dizer não pra certas situações que nos tiram paz ou inciar uma terapia, ter mais tempo para dormir, ler aquele livro tão desejado que ficou de canto, começar a meditar ou até mesmo praticar um exercício físico. Também faz parte do processo identificarmos se nosso trabalho ou estudos nos levam até onde queremos estar. Será que estamos exercendo nossa criatividade e sonhos como gostaríamos?


As vezes estamos tão apegadas às relações sociais como elas estão postas ou como nos foram ensinadas, que nem repensamos, só reproduzimos. Com a ideia do autocuidado pode acontecer o mesmo! E ai muitas vezes estamos dando atenção desnecessária ao que é externo ou a como as outras pessoas vão nos enxergar em nossas decisões, deixando assim de cuidar e respeitar o nosso próprio querer. Quem se identifica?


As vezes faz bem se afastar um pouquinho das redes sociais, e até mesmo excluir aqueles perfis ou páginas que não nos acrescentam coisas positivas ou não concordamos, sabe?! Se afastar de pessoas tóxicas ou não dar tanta atenção pra opiniões desalinhadas com as nossas... enfim. Não se trata de isolar e separar o joio do trigo de forma radical, se não é isso que você quer, mas é sobre se conhecer e saber o que te faz bem ou não. Autoconhecimento e autocuidado fazem muito sentido se estiverem alinhadinhos, mesmo! Mesmo mesmo! Isso porquê o que eu compreendo como autocuidado pra mim, nem sempre pode ser o mesmo pra você. Não há receita pronta, e ainda bem!


"Acorde cedo, lave o rosto, se alimente com tal receita, passe tal esfoliante e esteja pronta pra começar o dia" Não, sem fórmulas por aqui, tá bem?! A dica é experiemntar trocar auto-cobrança por autocuidado. Você é livre pra se conhecer e se cuidar do seu jeitinho! Só você sabe o que é autocuidado pra você. Esse jardim é só seu!


ree

Fonte da imagem: Pri Barbosa via Pinterest



 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

aroMar terapias e alquimias naturais

CNPJ 44.402.818/0001-06

Endereço: Av. Taquary, SN, Praia de Guaibim,
CEP 45400-000, Valença/BA, Brasil.
Contato (e-mail): aromar.terapias@gmail.com

Quer receber todas as dicas e novidades da aroMar?

© 2020 por aroMar Terapias e Alquimias Naturais. Criado com Wix.com

bottom of page